segunda-feira, 27 de abril de 2015

Coelhos: O que você deve saber antes de adotar




Importante: O que você deve saber antes de adotar
Texto: Matheus Croco - Biológo

 
Você sabia que os coelhos costumam viver até os dez anos mais ou menos? Então ele não irá viver por toda a sua vida, mas você viverá por toda a vida do coelho.

Eles adoram alimentos verdes como couve e brócolis mas frutas e legumes também despertam um alto interesse nestes animais.

Em cativeiro uma boa alimentação é uma fonte de água limpa (fundamental) e é aconselhado mesclar a ração encontrada facilmente no mercado com folhas ( menos o alface que apresenta uma característica não benéfica para estes animais).

Ah! E não o deixe comer plantas e flores dos vasos, pois podem ser venenosos para eles. Vale também colocar brinquedinhos específicos, principalmente os de madeira que você encontra em agropecuárias, para que eles “ gastem” os dentes de alguma forma já que crescem demais.

Se em sua casa já tem outros animais fique atento! Mas o coelho costuma ser muito sociável, porém vá com calma pois você irá precisar de paciência para aproximar estes novos amigos; se a casa já tem um cachorro, por exemplo, coloque aos poucos o coelho perto dele, deixe o cheirar, e se acostumar com o novo integrante da casa e depois de alguns primeiros encontros eles poderão ficarem soltos pela casa. Mas atenção! O coelho se sente uma presa perto de cachorros e gatos então analise muito bem antes de deixá-los conviverem juntos.

E lembramos que quem deseja ter um coelho em casa, deve primeiro, ter um espaço generoso e confortável. Recomenda-se até um espaço no quintal sem piso para que ele possa se sentir mais a vontade. Nunca segure o coelho pelas orelhas, pois você ira machucá-lo.

O modo correto é segurá-lo pelo dorso e apoiar com mão por baixo.

Estes animais merecem uma atenção especial caso macho e fêmea convivam juntos, pois a fêmea do coelho entra “ no cio” somente pela presença de um macho, e pode emprenhar mesmo amamentando outros filhotes. A gestação de uma coelha é de um mês, mais ou menos, ou seja, se não cuidar, a família pode aumentar rapidamente. Por isto a castração é a melhor forma de controlar sua população e também de diminuir o risco de tumores.

Estes animais, como qualquer outro, precisam de um abrigo seguro para descansar e fugir das intempéries do ambiente. Por exemplo, as doenças causadas pelo frio, que podem resultar em graves problemas respiratórios. Então nestas épocas proteja o abrigo do coelho com alguma coberta ou evite deixá-lo em lugares frios da casa. Portanto, deixe-o bem quentinho em épocas mais frias.

Já no verão eles podem até tomar banho para se refrescar, uma vez por mês, pois eles mesmos cuidam de sua higiene pessoal diariamente e se limpam com frequência.

Se quiser, pode se escovar seus pelos uma vez por semana.

Não se assuste com os “rastros” que ele deixar pelo caminho. As fezes dos coelhos são em formato de pequenas bolinhas, mas são fáceis de limpar, já a urina tem um odor um pouco mais forte e o ideal é higienizar o local diariamente.

A maioria das doenças que se manifestam em coelhos está relacionada a más condições de higiene, alimentação incorreta e falta de vacinação. Assim, tais cuidados são essenciais e o médico veterinário deverá ser visitado pelo menos uma vez ao ano.

E lembre-se: o coelho é como um animal qualquer, uma vida e merece todo amor, carinho e respeito, então mesmo depois que a Páscoa passar, os cuidados devem ser os mesmos.

Deseja adotar um coelho? Clique aqui.

0 comentários: